sábado, 10 de janeiro de 2009

o velho simeão

“olhando o olhar do velho Simeão”

Agora Senhor segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo pois meus olhos viram a vossa salvação, a salvação que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar aos pagãos e glória de Israel vosso povo” (cantico de simeão - lc 2)

Celebrámos o natal… com festas, luzes, presentes, um bocadinho mais ternura e preocupação com os que nos rodeiam e mesmo com os mais necessitados…
O chamado “espírito de natal” que a todos nos anima é uma coisa boa, bonita… mas até que ponto será ele é o sinal exterior de algo muito fundo e fantástico que mudou - muda a nossa vida?
Ao observar o velho Simeão fico a pensar… olhando para aquele menino, ele não viu simplesmente um bebé nos braços de seu pai: viu a salvação, viu a luz que mudou o mundo!
2000 anos se passaram, tanta coisa aconteceu à face da terra, tantas guerras, tantos actos de generosidade desinteressada, tantas descobertas, tantos actos de heroísmo, tantas obras de arte fabulosas… e é este menino nos braços de um velho que continua a atrair os nossos olhares!
O Papa diz-nos que “precisamos das esperanças – menores ou maiores – que, dia após dia, nos mantêm a caminho. Mas, sem a grande esperança que deve superar tudo o resto, aquelas não bastam. […] Deus é o fundamento da esperança […]O seu reino não é um além imaginário, colocado num futuro que nunca mais chega; o seu reino está presente onde Ele é amado e onde o seu amor nos alcança. Somente o seu amor nos dá a possibilidade de perseverar com toda a sobriedade dia após dia, sem perder o ardor da esperança, num mundo que, por sua natureza, é imperfeito. E, ao mesmo tempo, o seu amor é para nós a garantia de que existe aquilo que intuímos só vagamente e, contudo, no íntimo esperamos: a vida que é ‘verdadeiramente’ vida” .
Ao nascer aquele bebé é verdade, é realmente verdade, que a salvação está entre nós: o reino de Deus é já uma realidade no meio de nós, no meio da barafunda, neste mundo onde tanta maldade vive a paredes meias com generosidade tão espantosa!
Sei, que se vivermos profundamente esta certeza, transformaremos as nossas esperanças em coisas falíveis na única e real Esperança que pode mudar a vida no mundo.

Pela janela vejo, os brotinhos tenros, que começam a despontar por entre a geada que o sol da manhã vai derretendo… e compreendo que vivendo esta Esperança com todo o nosso ser, plantaremos brotinhos de eternidade por entre a geada dos minutos que correm numa afadigada carreira sem sentido.

Faço um projecto, formulo um voto: neste novo ano vou trabalhar na conversão do meu olhar, procurando aquela luz que sei que habita em todos os que comigo se cruzam… quero olhar o mundo com um olhar positivo, um olhar de amor… receber todos os minutos como efectivamente eles são: um presente que Deus com infinito amor me põe nas mãos… e assim poderei vivê-los conscientemente como pedacinhos de eternidade vindos directamente do coração de Deus para a minha vida…

E hoje, ao olhar a geada a derreter ao calor do sol, peço a Deus que no meu coração derreta toda a geada que impede que naqueles que comigo se cruzam cresça uma flor radiante de eternidade!

Ir Mª do Carmo Tovar OSB

Sem comentários: