domingo, 15 de fevereiro de 2009

Teu rosto procuro


O TEU ROSTO, SENHOR?

Senhor, se não estás aqui, se estás ausente, onde te procurarei? Mas se estás em toda a parte, porque te não encontro aqui presente? É certo que habitas numa luz inacessível. Mas onde está essa luz inacessível? Quem me conduzirá e introduzirá nessa luz, para nela te contemplar? Com que sinais, com que aspecto te devo procurar? Nunca te vi, Senhor meu Deus; não conheço o teu rosto.” in Proslógion SANTO ANSELMO

Desejosa de voltar para a minha comunidade, num fim de tarde de inverno, escuro e chuvoso, bem enrolada em casacos, metendo um policial e um chocolate no saco, dispus-me a enfrentar uma espera no aeroporto e, depois, a viagem.
No avião, abri o policial e preparei-me para nem dar pela passagem das duas horas e tal, que me separavam de casa.
Porém, ao transpor a cerrada camada das nuvens, um espectáculo deslumbrante abriu-se aos meus olhos: o sol, a pôr-se abaixo do nível das nuvens, furava de onde em onde, formando “lagos” de tons de fogo… o próprio céu adquiria uns matizes espantosos, que iam de um dourado clarinho até a um azul profundo, quase negro…
Pus de lado o enredo policial, olhando absorta para tanta beleza!

“Quando contemplo os céus, obra das tuas mãos,
a lua e as estrelas que lá colocaste:
que é o homem para te lembrares dele,
o filho do homem para dele te ocupares? ” (Salmo 8,4-5)

Que sou eu Senhor para te ocupares de mim?
Eu, que “á falta de melhor” me proponho “matar” o meu tempo com um policial? Quem sou eu para me dares olhos, e capacidade de gozar interiormente o espectáculo, que abres diante de mim?
É espantoso que de tanto estar habituada a ser tratada, por Deus, como filha, a saber que verdadeiramente o sou, me esqueça com tanta frequência de como isto é absolutamente espantoso e fora de toda a lógica!
A Terra é uma areazinha no universo, e eu própria uma coisica de nada, nessa mesma areiazinha; e, contudo, Deus - o mesmo que criou a grandiosidade do céu, a luz, as estrelas – olha com um amor único e irrepetível para cada uma destas coisicas que se passeiam pela areiazinha … a cada uma conhece pelo seu nome!!!! …E cá vou eu, andando esquecida!

Meu Deus, por vezes, sinto como se estivesses perdido na distância! – tão longe como se fosses um Deus habitando um céu remoto, de onde lanças olhares compadecidos cá para baixo…e, então, a minha vida vai correndo numa mornice afadigada: rezar(?)-trabalhar – comer - dormir.
Depois, de repente, porém, despertas-me, e surge uma vontade enorme de estar em Ti, eu toda, desligando-me das minhas manias e das minhas coisinhas, de desaparecer em Ti e seres Tu tudo o que resta, um tudo que é nada, (ou um nada que é tudo - não sei!) lá onde as palavras não chegam, onde as ideias deixam de ser ideias… mas sozinha não consigo!
És tu que pões este desejo imenso no coração dos teus filhos; portanto, Senhor, com Santo Anselmo, peço-te: “Ensina-me a procurar-te, mostra-me o teu rosto; porque não posso procurar-te se não mo ensinas. Não posso encontrar-te se não te mostras. Desejando te procurarei, e procurando te desejarei; amando te encontrarei, e encontrando te amarei!”

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Depois de ler este texto não resisti sem me questionar?? Em que mundo vive esta gente que pensa assim como tu??? Sem ofender ninguém quem sou eu para fazer juizos de valores, mas achei tão estranho! Desculpa a minha sinceridade, torna te uma pessoa mais feliz e livre, embora digas que és!
Um abraço
AA

ir maria do carmo tovar osb disse...

Olá "Anónimo"
É natural que ache estranho! Para a maior parte das pessoas um monge é algo como um extraterrestre ou um fóssil - ou um misto dos dois!!
Num mundo que busca segurança em tanta coisa - dinheiro, sucesso, amigos, posição, realização pessoal etc etc - é difícil de acreditar que alguém que mande tudo isso para as urtigas possa ter os parafusos todos muito afinados.
Não vivemos "noutro mundo" mas acho que o que acontece é que olhamos o mundo de outro ponto de vista... porque descobrimos que Deus não é uma ideia, nem é algo que está na estratosfera - é uma pessoa pela qual nos apaixonamos, o que muda tudo, o que - pelo menos a mim - me tornou muitíssimo mais aberta aos outros e aquilo que se passa à minha volta... e sinto-me FELIZ e LIVRE, mais feliz e mais livre que a maioria das pessoas que encontro.
Obrigada pelo seu comentário! fica nas minhas orações

Mercês disse...

Minha QUERIDA AMIGA:
Psso tratá-la assim?
Casualmente entrei no Google á procura de "MOSTRA-ME O TEU ROSTO SENHOR", porque hoje eu, á saida da missa disse a uma prima minha que eu pedia mt a JESUS, que me mostrasse o SEU ROSTO, e ela ficou mt indignada repreendendo-me, que era uma coisa que NUNCA SE PEDE!!!!
mas eu falo com Jesus como falo com o MELHOR AMIGO em pensamento!..Fiquei tão confusa que mal tive oportunidade de vir á net, vim ver qual a "barbaridade " que eu teria dito!?!?
Foi Aí que vi "MONJA FELIZ" e por curiosidade LI.
Como fiquei FELIZ pela Sua decisão!!!!!(bem cá no fundo, pergunto-me : como foi possível esta viragem meu DEUS?).Pois é, com DEUS TUDO É POSSÍVEL!!!Muitos PARABENS E QUE DEUS A ABENÇOE.
Quando puder e se lembrar coloque-me nas Suas Orações, bem como aos meus 3 filhos e marido.Não sei se eu posso ficar a contactá-la, tirando dúvidas,aprendendo, dando e recebendo CARINHO!?
Daqui em diante tbm estará nas minhas Orações.Sinto uma necessidade ENORME de cada dia AMAR MAIS A JESUS, e pedir-LHE a conversão da Humanidade que tão afastada anda dos SEUS CAMINHOS!!!!
Até breve.BENÇÃOS DIVINAS para Si e Restantes Irmãs.
Beijinhos com TODO O CARINHO do meu coração
Maria.M.R.G

ir maria do carmo tovar osb disse...

Querida Mercês
Bem haja pelo seu comentário...
Montes de gentes ao longo de toda a história da salvação tiveram este mesmo desejo de ver o SEU Rosto!
Cá ficará nas nossas orações. Muito obrigada pelas suas orações por nós!
Também ficará nas nossas com o seu marido e filhos.
Quanto a contactar, claro que pode!
um abraço grande
ir m do carmo osb